Com toda a certeza que já te deparaste com massa demasiado rija, seca ou até mesmo a esfarelar.
Há várias causas que podem levar a massa a este estado:
- massa já muito antiga
- massa aberta que não foi devidamente acondicionada e esteve exposta ao ar
- temperatura ambiente baixa
- massa que por alguma razão perdeu a sua hidratação natural
E agora? Nem tudo está perdido! Ainda podes salvar esta massa!!!
Primeiro tenta perceber se a massa está rija porque está desidratada e velha ou se é apenas devido ao frio.
Se a massa estiver rija por estar frio, tenta aquecê-la com as mãos. Não coloques a massa junto a aquecedores ou fontes de calor muito fortes pois poderá fazer com que a massa comece a cozer e aí não haverá solução possível!
Não resultou? Ainda tens mais algumas opções! Para além de uma boa dose de paciência podes usar:
☑ Fimo/Sculpey/Cernit líquido - corta a massa em pequenos pedaços e adiciona um fio de Fimo/Sculpey/Cernit líquido. Envolve tudo muito bem e amassa até ficar homogéneo. É mais fácil se fores juntado a massa aos poucos.
Também podes colocar tudo num saco com zíper, deixar repousar para o dia seguinte e depois "sovar" a massa mesmo dentro do saco. Assim evitas aquela sujidade extra!
Cuidado com a quantidade de Fimo/Sculpey/Cernit líquido! Se adicionares em demasia a massa poderá ficar demasiado mole e pegajosa. Vai juntado em pequenas quantidades!
☑ Fimo mix quick - é uma massa neutra especialmente pensada para ajudar a amassar a massa sem alterações na cor. Não deves de usar uma proporção superior a 1/3 de mix quick de forma a não alterares a consistência e cor da massa.
À semelhança deste produto da Fimo , existe também o Cernit Magic Mix em versão líquida ou o Clay Softner da Sculpey em versão líquida ou sólida.
☑ Massa nova - podes juntar massa nova e macia à que está rija para ajudar a amolecer. Podes usar a mesma referência de cor ou então juntar massa branca que regra geral costuma ser bastante macia e assim obter um tom mais claro.
☑ Óleo de bebé, óleo mineral ou vaselina - pode ser aplicado à semelhança do Fimo/Sculpey/Cernit líquido. Basta juntar umas gotas, evita adicionar em demasiada caso contrário a massa ficará pastosa e impossível de trabalhar! Podes colocar a massa cortada num saco , juntar umas gotas de óleo ou vaselina e deixar hidratar por umas horas. Depois podes então amassar.
Mais umas dicas extra:
- Se tiveres em casa uma picadora que já não uses para fins alimentares podes usá-la para ajudar a picar a massa e assim facilitar o processo de amaciá-la. É muito mais fácil ir amaciando pequenos pedaços de massa do que um bloco por inteiro.
- Depois de recuperares a massa, coze primeiro uma peça de teste para teres a certeza de que a massa ficou em condições de ser utilizada. Por vezes a massa não tem mesmo salvação possível.
Gostaste deste post? Espreita outros truques e dicas no nosso blog!!!